O Secretário de Saúde do Município de Cascavel, Thiago Stefanello, divulgou um vídeo na manhã desta quinta-feira (10) ressaltando que 100% dos leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19, na Região Oeste, estão ocupados e, portanto, não há vagas para novos pacientes.
Ele destaca que, apesar do esforço da macrorregião e Governo do Estado, todos os 172 leitos para UTI no Oeste estão ocupados desde a tarde de ontem (9) e quatro pacientes em estado grave estão na fila de espera por uma vaga.
O secretário afirma que o momento pede cautela e reflexão por parte de todas as pessoas em diferentes situações do cotidiano (aposentados, trabalhadores, comerciantes). A prioridade nos próximos dias deve ser a preservação da própria saúde, adiamento de planos familiares, respeito e cuidado com quem você convive e ama.
“A rede suplementar de saúde (hospitais privados) não se reestruturou e também está com déficit de leitos de UTI para tratamento contra a Covid. Isso também traz reflexos ao Sistema Único de Saúde, que por mais que abriu leitos chega o momento em que não há mais condições de ampliar as estruturas por falta de local ou equipamentos, ou ainda por falta de profissionais de saúde.”, ponderou o secretário.
ESTRATÉGIA
A estratégia da Secretaria de Saúde de Cascavel para o momento são as Unidades Básicas de Saúde exclusivas no combate à Covid para o atendimento à população, que funcionam, desde a última segunda-feira (07), das 7 da manhã às 22 horas. Além disso, há o atendimento por livre demanda no ambulatório do Hospital de Retaguarda.
“Pedimos às pessoas que procurem o atendimento precoce, ou seja, aos primeiros sintomas junto às unidades de saúde exclusivas ou até mesmo as UPAS nos finais de semana e durante a madrugada. Desde março, o município disponibiliza todos os medicamentos para o tratamento contra a Covid, no entanto, os remédios são dispensados apenas com autonomia de cada profissional médico, que saberá avaliar e diagnosticar cada caso”, finalizou Thiago.
Redação A Gazeta Web/Assessoria